22.5.12

"acontecimento no Recife"

piscina frente ao mar, sol das dez horas da manhã.
sou o próprio F. Scott Fitzgerald de Nassau.
a ocasião exige que eu ponha meus óculos,
acenda um cigarro, contemple...
faço tudo isso, sinto falta de um roupão de seda
e qualquer mulher loira e magra e fútil.
e quando não contemplo, no mínimo observo.
termino o cigarro, essas coisas não duram.
não posso lançar a guimba na passagem; frustro.
mas isso arruinaria minha persona, sepultaria a mágica.
olho ao redor e vejo o que parece uma lata de lixo.
aperto a guimba contra o muro e me dirijo
o que parece uma lata de lixo, mas onde deveria
estar escrito simplesmente “lixo” ou “dejetos”,
estava escrito a enigmática palavra “rejeitos”.
fiquei meia hora, não sei quanto tempo fiquei
parado, em pé ao sol, adeus Scott, adeus Nassau,
diante da lata, sem saber por onde começar.

Nenhum comentário: