9.2.06

“o amor é uma pomba rara e indecisa”

para meus irmãos Pretti

não tente entender o que você não consegue sentir
se eu estiver de costas, por favor, dê a volta e veja:
quando eu quiser a tua paz, meus olhos vão te dizer

você não pode me fazer feliz se não puder me fazer triste também
então, por favor, erre de novas formas, sem culpa e sem falar no amor

quanto mais longe estiver, mais perto estou tentando chegar
e se um dia eu aparecer bêbado, magro, pálido, delirante
com a mão na tua porta e uma faca enfiada nas costas
saiba que não é por mal, mas é ele dentro de mim

quando o silêncio for insuportável, pare e ouça:
(você se esconde por trás daquele gás aceso)
só assim vai conhecer toda a verdade
que um dia menti cheio de medo

não imagine ou represente o medo
improvise a dor e tudo fará o resto

lembre de quantos minutos te olhei
e você, pensando no amor, não viu

o amor é uma pomba rara e indecisa
não é capaz de decidir para onde ir
mas só morre se desaprende a voar

medo do ridículo é muita humildade e falta de coerência social
o erro humano fecha com o ângulo de michelangelo antonioni
paulo leminski me traduz a síncope do infinitesimal horizonte
- acrescento que tendo a imaginar seus poemas azuis e amarelos –
como entender a luz perplexa dos carros, vaga-lumes suicidas na estrada escura?
e aquele teu vazio no peito que hoje carrego comigo enquanto você me esquece?

todos somos perguntas: de onde vem essa névoa espessa?
(nem a morte de mozart tira teus olhos da minha cabeça)
“vocês estão todos mortos, os mortos são os que querem viver”,
ressoa uma voz que vem de dentro da caixa de música japonesa

nem um suco de laranja, nem um obrigado
só uma porta fechada e um banco de praça

o bebê gigante e velho que não sabe nascer
e o outro que me desnuda com os olhos

Um comentário:

Anônimo disse...

fico emocionado com o textos e as suas imagens. principalmente quando voce fala em olhos. voce descreve os olhos e o silenciocom se todos os olhos e todos os silencios fossem so seu. e els sao todos seus.sei que irmao eh pra vida e sei que voce eh meu irmao. sei tambem que eu chego quarta-feira que vem no rio e eu estou afim de encher a cara com todos os meus irmaos.
muitas saudades.
luiz pretti