4.3.20

“cigarros”



fumo cigarros não pelo prazer,
por alguma ansiedade ou vício.
fumo porque sinto que preciso
duma forma concreta de morrer.

que não dependa da depressão,
que devagar fixa o sorriso gasto
das estátuas de cera em pessoas
que ademais souberam morrer.

eu mesmo não morro ainda reluto
porque o cigarro é um tique-taque
imparável que não leva em conta
o ânimo ruim de um neurastênico.

em meu completo desamparo,
juro para mim que todo mundo
pensa que sou mais inteligente
ou mais relaxado com essa vida,

quando estou fumando o cigarro
pensando meu deus eu consegui
abandonar a bebida e agora vou
ser a farsa da serenidade adulta.

não digo que eu me desespere,
ainda agradeço por estar vivo,
mas fumo e ouço o tique-taque,
vejo o cinzeiro como um deus.

não – agora eu não posso parar,
pois o mundo dá pinotes à volta
e eu me afasto então do mundo
e não acho nada dentro de mim.

pior que faço tudo isso na ideia
de me poupar de uma dor maior
que seria esperar muito da vida
ou meditar por uma hora ao dia

como faz um presidiário indiano.
no fundo creio que fume cigarros
porque não seja um indiano preso
que bem dizer é um homem antigo.

que seja eu a escrever este poema
é triste e ao mesmo tempo preciso.
agora que leio poemas tão bonitos
preciso fazer um que diga a verdade.

não entendo mais como fazer amor,
não jogo baralho com meus fantasmas.
passo liso com o fake sorriso de cera,
sob os viadutos dessa terrível matinê.

calma se esgota no tremor das mãos,
faço mal as coisas ao mesmo tempo,
na ansiedade de ser um grão de areia
útil enquanto esmurre o tique-taque.

ainda assim não consigo me entregar
àquilo que talvez fosse uma salvação.
hospedar-me faceiro dentro de mim,
peidar de mão cheia aplausos amarelos.

com o cigarro faço uma espécie de elo
desolador mas que é também unânime.
começo a escrever como essa máquina
arregaçada de medo à espera do apito.

fumo para não ser eu mesmo um bicho
e porque o cigarro é uma incompreensão
comprável como coisas que se almejam
diante do muro de um raríssimo silêncio.


Nenhum comentário: